domingo, 11 de março de 2012

ENFIM LIVRE IDI AMIM

Morreu na última quarta feira (07/03) no Zoológico de Belo Horizonte o Gorila IDI AMIM o único da espécie na América do Sul, Idi morreu aos 39 anos de idade, nasceu supostamente em 1973 em meio a floresta tropical africana, foi retirado do seio de sua familia após poucos dias de seu nascimento e levado ao Zoológico Francês Saint-Jean Cap-Ferrat, ainda garoto com apenas 02 anos de idade foi transferido para Belo Horizonte onde viveu solitariamente até a morte, Indi chegou a capital mineira no ano de 1975 acompanhado pela fêmea da mesma espécie DADA  que morrera dois anos após (1978) vítima de infecção generalizada, seis anos depois (1984) chega uma nova fêmea CLEÓPATRA para ficar em companhia de Idi, mais a alegria para o cidadão honorário de BH durou pouco, em apenas 14 dias morre Cleópatra vitima de diarreia e grave desidratação, assim Idi seguiu sua vida solitária até o ano de 2011 quando o grande gorila das planícies assim denominado sua espécie, porém vivia num fosso longe das planícies, recebeu mais duas fêmeas Kifta de 11 anos e Imbi de 10 anos, vindas da Inglaterra, mais uma vez a alegria durou pouco, apenas sete meses, mais desta vez foi Idi Amim que nos deixou, vítima de Parada Cardiorrespiratória que ocorreu logo após o idoso primata receber uma anestesia com tranquilizantes. O procedimento foi feito para que os veterinários pudessem aplicar soro e realizar exames de sangue e de urina no gorila.  
Fico a imaginar será que o homem ainda não percebeu que somos nós mesmos que estamos acabando com as espécies criada por Deus? O Grande Gorila da Planícies não merecia ser retirado de seu habitat, do seio de seus familiares, porque levá-lo para tão longe dos seus familiares? e ainda para viver solitariamente num fosso, a ciência nos conta que os gorilas são animais sociáveis e que vivem em grupos de 5 a 30 indivíduos, formado por um macho dominante, fêmea e filhotes de várias idades, porque o trouxeram para viver solitariamente por tantos anos?

DESABAFO:

Quando liguei a TV e vi o noticiário de plantão da Rede Globo noticiando a morte do único gorila da América do Sul, fui aos prantos, Meu Deus, como dói em mim a morte de um animal. Logo me veio a memória, ainda que pese o título de Cidadão Honorário Belorizontino concedido a este gorila que só teve desgosto naquela cidade, aprisionado  solitariamente num fosso por mais de três décadas, longe de suas espécies, familiares e do habitat natural. Um cidadão honorário que não saiu de sua jaula nem sequer para receber o diploma, nunca viu uma rua daquela cidade. Seu olhar as vezes demonstrava orgulho, mas não era exatamente, veio da Africa contra sua vontade, as vezes, Idi Amim se comportava com nobreza. Porque não? com 39 anos, seria um rei numa floresta tropical do centro da África. E nós aqui cobrando de um possível Rei, palhaçadas sobre um velho pneu, num pequeno e cercado espaço. E ainda como se não bastasse, demos a ele o nome de um sanguinário ditador, que nada tinha de nobre e cortêz. Idi Amim usava os olhos para nos perguntar: "O que fiz para ser aprisionado?" "Acha que sou feliz aqui?" "Porque me tiraram do seio da minha mãe tão cedo?" Idi Amim usava seus fortes urros para dizer a nós: "Me levem embora daqui, quero ir para meu habitat natural, por favor... não quero mais viver solitário aqui..."
IDI AMIM está enfim, livre do fosso, da curiosidade geral e da nossa ilusão de que deixaria um herdeiro para viver eternamente na clausura, ele vai agora para diante de Deus e viver livre eternamente.

Vai com Deus Idi, SEJA LIVRE PARA SEMPRE NO PARAÍSO...


Escrevi esta minha opinião com uma dor profunda no coração, por várias vezes a emoção tomou conta de mim. Acho que meu amor pelos animais é incondicional.

É o que eu tinha a dizer.

Heleno Maia - Presidente do Instituto Heleno Maia  em 11/03/2012.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário